sexta-feira, 13 de julho de 2007

Em cascata

A mesa "Violência" da Flip teve como debatedores além de Guillermo Arriaga (Mexico), Denis Lehane (EUA) escritor da obra que inspirou o filme "Sobre Meninos e Lobos". Nos filmes, 21 gramas e Babel (roteiros de Arriaga) e Sobre Meninos e Lobos, há um emaranhado de histórias paralelas que se cruzam por um fato comum que vai cascateando e afetando a vida de outras pessoas. Essa é a visão comum sobre violencia que os dois autores têm.


Em um filme de ação, um soco ou um tiro acabam em uma cena. Para Arriaga e Lehane, não. Todo ação de violencia muda a vida de alguém, essa pessoa nunca mais será a mesma. E em seus filmes, essa história continua.


Os personagens de Tim Robins e Sean Pen tiveram suas vidas transformadas ao viver a violencia na infancia em "Sobre meninos e lobos". Em Babel, um tiro de rifle em Marrocos afeta a vida de uma família americana e sua empregada mexicana.


O que eles escreve na ficção, pôde ser visto de forma real na mesa entitulada "Sobre meninos e lobos" com Paulo Lins (Cidade de Deus) e Ishmael Beah (Serra Leoa - Muito longe de casa). Ambos são sobreviventes de guerras civis, declaradas ou não. E sabem exatamente como o convivio com a violencia afetou suas vidas definitivamente.

Nenhum comentário: