quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Dia dos Pais



No último domingo, um grupo de pais divorciados, os "Pais por Justiça", organizaram protesto com 365 bonecos de plástico com os olhos e bocas vendados colocados na areia da praia de Copacabana. Eles reivindicam mais tempo com os filhos quando há separação conjugal - instituindo a chamada guarda compartilhada (quando o tempo de convivência e a responsabilidade com as crianças são divididos de forma equilibrada entre pai e mãe). As vendas e mordaças representaram a manipulação que as crianças sofrem no processo de definição da guarda.


Embora a legislação preveja a participação dos pais na criação dos filhos, na prática ela delega poderes quase totais à mãe para decidir sobre a convivência paterna. Hoje, como a guarda compartilhada não é lei, a mãe deve concordar, detendo um poder desigual ao do pai.


Comovente ver um grupo de pais engajados em sua paternidade e loucos para participarem mais e mais do crescimento de seus filhos - de forma igual a da mãe.




Esse protesto me lembrou um dos filmes mais bonitos que assisti no ano
passado "A Lula e a Baleia", um filme delicado que conta com quatro personagens riquíssimos.


Na pelicula, Jeff Daniels compartilha a guarda de seus filhos de 12 e 17 anos (cerca disso) com a ex-esposa vivida por Laura Linney. É de arrepiar a interpretação de Daniels perdendo o chão e tendo que se adaptar a nova vida de pai divorciado. Ele é tão triste, quanto atrapalhado; e tão frágil, quanto perverso no trato com os meninos e com a ex.


Os filhos vão ficando cada vez mais confusos entre a casa do pai e da mãe, passam a sentir falta do cachorro, dos discos, de algo que seja deles, de uma unidade. Se deparam com o ciúmes, rancores, mitos perdidos frente as fraquezas de seus pais, e a confusão de como medir valores de certo e errado. Os adolescentes vão tendo que juntar tudo isso, se reconstruir e adaptar em meio ao conflito dos adultos e da sua própria descoberta da sexualidade.


O filme não tem nada de piegas, mas a boba aqui chorou de soluçar. Vale muito assistir!

Nenhum comentário: