quinta-feira, 24 de maio de 2007

Saudade

Meu professor de espanhol é chileno e me perguntou o que é saudade. Não existe na língüa dele. Aliás, dizem que só existe em português. Sempre achei tão estranho isso. Se não existe uma palavra, será que existe esse sentimento? E se existe o sentimento, como as pessoas conseguem expressá-lo? E por que será que só existe em português?

I miss you ou Te echo de menos - é como se diz em inglês e espanhol. Algo como Sinto sua falta.

Fiquei pensando como definir Saudade. Afinal, se a palavra existe é porque é diferente de "Sentir falta". Posso "Sentir falta" de qualquer coisa. Quando sinto fome, sinto falta de comida, por exemplo. Se sinto falta de ter um carro, pode ser porque nunca o tive.

Mas saudade é mais específico. É sentir falta da felicidade, que um dia se teve. É sentir falta de uma época em que se foi feliz, porque se tinha um lugar aconchegante, uma pessoa confortante, um sorriso constante.

"Se fosse só sentir saudade, mas tem sempre algo mais..."

Ando sentindo saudade de uma tranqüilidade que já tive, de um sorriso mais freqüente, uma gargalhada fácil, de uma doçura que deixei em algum lugar, da minha molecagem da adolescencia, das árvores do meu colégio, de ser rodeada de amigos, de não invejar os outros, de ser extremamente otimista, de não ter 90 e-mails para responder, e mais um montão de coisas.

"Senti teu coração perfeito batendo à toa/
E isso dói/(...)Pode rir agora que estou sozinho"

"Vai ver que não é nada disso/
Vai ver que já não sei quem sou/
Vai ver que nunca fui o mesmo/
A culpa é toda sua e nunca foi"

Vamos brincar...

Um comentário:

Francine Barbosa disse...

Ai nem me fale...

Optei por me afastar de alguém (lembra aquele dia no "Música Para os Olhos"? pois é...) E agora tenho que fugir dessa saudade...

Mas quase todas as outras (principalmente aquelas da ETESP e de vocês) eu gosto de curtir... Porque sempre no meio dessas saudades eu reencontro uma grande alegria, nem que seja por um segundo (que às vezes salva o meu dia)

bjos saudosos :)