terça-feira, 10 de julho de 2007

De quem é a culpa?

Paulo Lins falou "Eles não têm culpa", referindo-se ao exercito de crianças do tráfico. "E de quem é a culpa?" - pergunta o jornalista carioca Fernando Molica, que mediou a mesa "Sobre meninos e lobos".

Paulo responde que é a hipocrisia que permite que darmos as costas para o que está tão visivel. Quando outros países convidam Paulo para ir a encontros, congressos, debates, ficam impressionados como o brasileiro vive normalmente com essa realidade. Como pode o carioca passar todos os dias pelo Vidigal e achar aquilo tão natural? (não diferente em SP)

Paulo diz que todos se comoveram quando João Helio foi brutalmente arrastado por um carro. Afinal, se aconteceu com ele, pode acontecer comigo, com você, com qualquer um. E isso é uma grande tragédia.

Mas na mesma semana, uma mulher grávida foi a 3 hospitais públicos no Rio procurar atendimento. Não conseguiu e morreu. Isso também é uma grande tragédia, mas não comoveu, não foi debatido, não deu capa de revista, porque eu e você temos convenio médico. Então, não pode acontecer com a gente.

Depois de casos como o de João Helio, muitas Ongs fazem trabalhos para as crianças que estão na favela, para tentar minimizar a quantidade de incidentes, dando alguma perspectivas a esses jovens. E Paulo pergunta: e quem pensa nos adultos e velhos que estão na favela? Quem pensa na mulher grávida que morre por falta de atendimento médico?

Nenhum comentário: