terça-feira, 10 de julho de 2007

Mais sobre a mesa "Sobre meninos e Lobos"


Ishmael Beah, 26, (escritor de Muito Longe de Casa, Serra Leoa) contou que seu país não consta na lista dos aeroportos do Brasil e da Inglaterra. Provavelmente, ele seja o primeiro Serra Leonino (será que é assim?) a vir ao Brasil. Se a gente nem conhece Serra Leoa, quem pensa em Serra Leoa?

O autor diz que só depois de 8 anos de guerra civil, Serra Leoa foi percebida pelos demais países. Até então, ninguém usava a palavra genocidio, ou seria preciso agir. Não agiram. Hoje, é muito mais dificil terminar com a guerra, pois já nem se sabe mais porque se começou e praticamente não há mais diferenças entre o exercito e os rebeldes.

Muitas vidas poderiam ter sido preservadas, muitas infâncias também. Depois de 8 anos, há toda uma geração criada pelas drogas e violência, totalmente sem perspectiva. Para garotos como Ismael, as armas e o exercito substituiram a familia dizimada e a presença da morte é cotidiana. Ele conta que se sente feliz quando dorme, porque não podia fazer isso durante a guerra.

Obs: O livro "Muito longe de casa" desapareceu da livraria da Vila, montada para Flip, logo após seu debate.

Nenhum comentário: