quarta-feira, 4 de março de 2009

Sou feminista e com orgulho

É muito comum que mulheres tenham preconceito com a palavra "feminismo", ou simplesmente achem que podem se abster, que isso é coisa do passado, quando mulheres queimaram sutiãs e não tinha direito ao voto. É uma pena. Todas as mulheres deveriam bater no peito pelo feminismo, por que é por causa dele que podemos escolher o que queremos para nossas vidas.

As mulheres de hoje devem muito às feministas do passado. Mas ainda é preciso combater preconceitos no dia-a-dia, seja mudando as leis, ou a visão das pessoas que nos cercam, o que é na minha opinião até mais difícil. A gente deveria astiar bandeira numa conversa de bar, na discussão com o namorado, na hora de lavar os pratos, na frente do espelho. Ser feminista é desejar que suas escolhas e de outras mulheres sejam respeitadas. Note, respeitar não é o mesmo que gostar. É respeitar que uma mulher decida por casar virgem, casar 10vezes, ser homossexual, bissexual, ter diversos parceiros, ou qualquer coisa que não prejudique outrém. Ser feminista é exigir respeito e se respeitar.

Aproveitando a proximidade com o Dia da Mulher, aí em cima tem uma série de posts orgulhosamente feministas e dedicado às mulheres que ainda acham que feminismo é coisa de mal amada.

Nenhum comentário: