quinta-feira, 2 de abril de 2009

A obrigatoriedade do diploma limita o direito a livre expressão

O jornalista lida com algo precioso como a informação. Porém a informação não é algo exclusivo do jornalista. A um fotografo, por exemplo, não é exigido diploma de graduação, pois trata-se de um ofício. E quem irá dizer que a foto não é informação, não forma a opinião pública? Fotos não mentem, mas mentirosos fotografam e os créditos estão lá, ao lado da foto, caso seja necessário processá-lo.

Hoje, felizmente, a informação está muito mais disseminada e não precisa ser mais direito de apenas uma parcela bem pequena da população que saiu das faculdades de jornalismo. Com as tecnologias atuais, mais do que ser contra a obrigatoriedade do diploma, eu acho essa discussão obsoleta. Qualquer um tem poder de formar a opinião pública, com seu vídeo no YouTube, a foto tirada pelo celular, o blog, o twitter, redes sociais, etc. E aí, vão obrigar que se tenha diploma para eu escrever um blog?

O direito de informação é de todos e isso sim, é reforço de democracia. Diferente do que pensa a Fenaj, democracia é garantir que todos possam ter voz, e não garantir a voz para poucos.

Um comentário:

Fábio disse...

Caraca, você não para, mulher!? ;)

Bom, já comentei no post de baixo e reforço aqui: se a Fenaj é a favor da obrigatoriedade do diploma, este já é um motivo mais do que suficiente para eu que eu seja contra.