sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O retorno

Já estava na hora de voltar. Estiquei minha temporada em Londres e ainda mais meu retorno a esse blog. A viagem que a principio seria de pouco mais de 5 meses, duplicou para mais de 10 meses. Um lucro e tanto. Deu pra voltar mais confiante com o idioma, fazer curso de verão em uma universidade bacana que incrementou o currículo, e claro, viajar bem mais do que o proposto inicialmente. De quebra ainda curti o verão europeu, em que o continente se transforma e é só alegria. Seria uma grande tonteria passar apenas o inverno em Londres.

Voltei dia 26 de agosto. E ainda não havia conseguido escrever nesse blog. Ainda estou meio zonza, meio cá, meio lá, mas cada vez mais cá. Ainda escrevia no LenainLondon – meu blog sobre a viagem. Talvez foi uma estupidez descontinuar um blog. O retorno será difícil e perdi os 3 leitores que tinha. Mas também foi bom para o outro blog ganhar leitores que não me conhecem e que buscam dicas sobre Londres, intercâmbio e a experiência de morar fora.

Perguntam-me se já me habituei ao Brasil? Claro que já. Embora, ainda esteja com um ar arrogante por sempre remeter ou comparar algo a coisas que vi e vivi em Londres, não foi preciso adaptação ao Brasil e a São Paulo. Aqui, sempre foi e sempre será a minha casa e é muito bom estar em casa. Me sinto como se nunca tivesse deixado ela. A adaptação foi fácil, porque nada piorou. Há coisas ruins? Certamente. Mas todas elas eu já conhecia. E há uma infinidade de coisas boas.

Todos os dias, sinto saudade de Londres. O que não significa que não esteja feliz aqui. Morro de saudade do meu grande amigo Marcilio, assim como morria de saudade da minha irmã, do Judson, do Vini e da Thais, quando estava lá. Sinto saudade e até sonhei de forma quase real com o Laszlo (a kind of boyfriend) o que não quer dizer que não esteja aberta para quem esteja por vir. Sai daqui pra conhecer mais coisas, e estou feliz por ter feito isso. Não sai daqui fugindo. Não teria funcionado. Esse ano sabático, embora extremamente recomendável, não resolve os problemas suspensos, não responde todas as perguntas e eu continuo sem saber o que me move.

A única crise pós-retorno foi o tédio e a dureza causados pela falta de emprego. E isso me torna ansiosa. Descobri que sou workaholic e que preciso trabalhar, ter rotinas e horários, ou eu surto. Pior, sinto que estou ficando burra até e me sinto sem talento para tudo, até pra uma conversa de boteco. Preciso ter destino, nem que seja só até o fim do dia.

Fiz 11 entrevistas de emprego e mandei muitos currículos. Consegui trabalho, porém apenas temporário. É bom porque com algum dinheiro no bolso e horário para cumprir, consigo ter mais calma para escolher o que eu quero.

Começo a fazer resoluções de ano novo. Ainda falta tempo até dezembro, mas é como se esse retorno fosse um começo. A principio, as resoluções não estão muito diferente das anteriores, o que significa que voltei a mesma. Talvez os outros não esperassem isso, mas exceto por alguns detalhes que continuam nas resoluções de ano novo, eu não queria ser outra pessoa mesmo.

Um comentário:

Fábio disse...

Três leitores, uma ova! E eu continuo por aqui, feliz com a volta do blog. Vida longa! :)