segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Belém do Pará


“Me orgulho em dizer que isso é Belém
É Belém do Pará, Carimbó, Síria, Tucupi, Tacacá, Açaí na tigela

É Belém de "Fafá", Baía do Guajará, Ilha do Marajó, ai que coisa mais bela!

Eu vim de lá, eu vim de lá, eu vim de lá também

Eu vim de lá, eu vim de lá, do meu Pará-Belém"

Banda Calypso


Belém foi a porta de entrada da minha viagem. Uma metropole com charme caboclinho e que tem um povo orgulhoso de sua terra. Do aeroporto ao Hostel, no bairro de Nazaré, vimos uma placa que diz “Terra das mangueiras” e dá pra ver logo que essas árvores enfeitam as ruas de fora a fora e as frutas caem de maduras em cima dos carros e de quem goste ou não de seu “gosto e sumo”. Também sentimos de cara o como a cidade é grande e seus problemas como tal – trânsito, pichações, lixo e assaltos lhe são bem comuns.


Procuramos a Secretaria de Turismo que fica na mesma rua do nosso Hostel e já percebemos que pudiamos esperar o melhor dos paraenses. Luciana, funcionária da BelémTur, não só entregou o mapa que pedimos, mas nos encheu de informações, fotos, sorisso, histórias, e uma atenção toda especial. Ela não era exceção no estado, fui bem recebida em todos os lugares que passei, sempre alguém amoroso cruzava nosso caminho disposto a nos ajudar. Algumas dessas pessoas eram comoventes, como a familia Castro que abriu as portas de sua casa.


Descemos a rua até a Praça da Republica, a principal da cidade, onde fica o Teatro da Paz (uma especie de Teatro Municipal). Como todo centro é bonito, porém maltratado, mas achei curioso que mesmo assim a praça era envolta de predios residenciais, coisa que não é comum no nosso centro.

Nenhum comentário: