segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Delícias do Pará

Continuamos a andar até a Estação das Docas, possívelmente o porto mais bonito do país. Essa parte foi toda reformada e há boas lojas, choperias, restaurantes e sorveterias com mesas de frente para o Rio Guajará. O calor do Pará é intenso – sempre passando dos 30ºC, já era começo de tarde e hora ideal pra conhecer a Cairu, a sorveteria mais famosa da cidade que tem filiais em toda parte. O sorvete é tipo italiano, mas aproveita e bem a variedade de sabores paraenses, como o sorvete de Bacuri, Tapereba e Açaí com Tapioca que provei. Aliás, a culinária é um capítulo a parte.



A culinária paraense é riquissima: Peixe de água doce ou salgada (afinal, o estado é banhado tanto pela Bacia Amazonica quanto pelo Atlantico), frutos do mar e do mangue (caranguejo e turu), pato, maniçoba (uma especie de feijoada das pesadas, que troca o feijão pela erva maniva), caruru (que tem como principal ingrediente o quiabo), tucupi e tapioca (ambos vindos da mandioca), jambu (uma erva que amortece a boca e um dos principais ingredientes do famoso tacacá), carne e queijo de bufalo (criados na Ilha de Marajó e que derretem na boca) e vatapá de receita própria.



Além da manga há uma infinidade de frutas tropicais, muitas que nunca ouvi falar. Não tive tempo de provar tantas delicias, só se eu almoçasse e jantasse umas três vezes ao dia, mas me deliciei com o Creme de Cupuaçu, Creme de Saputilla, suco de Graviola, e colhi Carambola, Manga, Caju e Bacuri do pé. Em um restaurante em Marajó pedi um suco de Caju e perguntei ingenuamente se era natural. Obvio que sim, afinal se os cajus caiam sobre minha cabeça na Ilha, porque alguém gastaria dinheiro para comprar um suco em pó ou congelado. Aliás, até a cerveja deles é paraense. Em todo bar do Pará a Cerpa é predominante.

Nenhum comentário: