segunda-feira, 15 de junho de 2009

Não à homofobia

A Parada Gay de São Paulo bate recorde de público, e traz visibilidade a projetos de lei a favor dos direitos homossexuais que continuam emperrados no Congresso. O PLC 122/06 que torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ainda aguarda aprovação do Senado. Para que esse projeto não leve mais longos anos de tramitação (já foram 3 desde sua criação), convido a todos de bom senso participarem do abaixo-assinado para aprovação dessa medida. https://www.naohomofobia.com.br/home/index.php


Atualmente, a Lei 7716 já pune com reclusão e multa a discriminação de raça, cor, etnia, religião, nacionalidade, sexo e gênero, mas nada diz sobre a orientação sexual. Nada mais justo e lógico que criminalizar a homofobia também. Se aprovado, o projeto prevê punições para agressões fisicas e verbais à homossexuais, discriminação no atendimento à estabelecimentos públicos, escolas, e no local de trabalho. Também será crime proibir a expressão de afetividade de cidadãos homossexuais e punirá religiosos que fizerem pregações homofobicas em programas de rádio e TV - assim como não pode ser feito ataques públicos contra religiões, ou etnias.

Entender, gostar, considerar bom e certo, é uma opção. Mas, respeito é um direito e um dever de qualquer cidadão. E vale a pena lutar por ele.
Foto: durante a caminha lésbica em São Paulo, no último sábado.
Créditos: Fernando Dantas / Diário de São Paulo

Um comentário:

Fábio disse...

Muita coisa já melhorou, mas ainda há muito por fazer. Bela foto, belo texto e belo projeto de lei.