quarta-feira, 1 de abril de 2009

O óbvio é genial


Desde o primeiro programa, eu sou fã do CQC. E quando parece que ele vai perder o ritmo, ficar cansativo, os homens de preto retornam das férias ainda melhores.

Danilo Gentili, meu favorito dentre os repórteres, teve dois momentos felicíssimos nas últimas semanas. Em uma matéria, perguntou a deputados nos corredores do Congresso questões óbvias tiradas das manchetes da semana, como “Onde fica Guantanamo?” ou “O que significa FARC?” Muitos não sabiam e era hilariante e, ao mesmo tempo assustador, o embrolho que nossos representantes respondiam para não assumir sua ignorancia.

As perguntas são tão óbvias que só o “humor” poderia fazer. Mas não é só engraçado. Ele tirou a credibilidade de ao menos meia dúzia de políticos em uma matéria de um minuto. Poucos jornalistas conseguiram feitos como esse e os que conseguiram, não o fizeram de forma tão simples.

Na última segunda-feira, mesmo com intenção de cair no humor, a pergunta de Gentili no Congresso não era engraçada, apenas óbvia demais. Gentili perguntou a José Sarney: “Você já pensou em ser de oposição?” Simples e constrangedor - sem ser ofensivo. É aquilo que a gente sempre quis perguntar e nunca teve coragem...ou achou óbvio demais. Sarney não respondeu. Mas a “não resposta” pode ser uma das melhores respostas, principalmente na televisão, em que a imagem para fala por si.

O Telejornalismo sempre me pareceu o mais “pobre” dos formatos jornalísticos, pois demanda agilidade de produção, edição, e mais simplicidade nas mensagens, uma vez que seu espectador não estará com atenção total. Só que o CQC aproveita isso a seu favor. O humor é extraído da agilidade de suas matérias (afinal, timing é tudo para piadas) e das perguntas simples e óbvias em exagero. Gentili parece mais um estudante bobo do que um jornalista e por isso tem a liberdade para perguntar o óbvio.

Além disso, a TV favorece o que não tem graça em ser contado, como a cara de tacho do Sarney, a grosseria do Genuino, ou a fuga de uma risada do Collor após a piada do Gentili.

Um comentário:

Fábio disse...

Eles são muito bons mesmo, têm muito mais bons do que maus momentos (ao contrário do Pânico, por exemplo).

E, claro, o programa é bem mais inteligente que o concorrente da RedeTV, né? É quase um Casseta & Planeta na fase áurea. :)