domingo, 12 de julho de 2009

Talese e o diploma de jornalismo

Eu meio que concordo [sobre o fim da obrigatoriedade]. Um curso de jornalismo não o torna jornalista. O que o faz jornalista é: um, curiosidade; dois, paciência para ouvir as pessoas, entender como elas pensam; três, apurar os dados certos. E número quatro, escrever. A escrita jornalística deve ser como a de um romance exceto que cada palavra é verdade. Na universidade, você não aprende isso.

Gay Talese, ícone do jornalismo, em entrevista para O Globo.

2 comentários:

Emilia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emilia disse...

Sempre passo por aqui quando faço meu "tour" frequente pelos blogs e já tinha me deparado com a discussão (da obrigatoriedade) mas foi só hoje que me veio algo a comentar sobre o assunto; e foi justo pelas palavras do Talese. Eu fiz administração e pensei na hora "Quem precisa de um diploma para ser administrador?".A resposta é: ninguém.Ainda que para iniciar uma carreira como estagiário em uma grande companhia ou participar de programas de trainee você deve cursar uma faculdade(Adm, engenharia, economia e às vezes arquitetura interessa,enfim,um leque enorme) para ser um gerente,diretor,um líder numa empresa você não precisa de uma universidade.
O que faz um bom admministrador?Estou aprendendo ainda...mas sim, acredito que a FEA me ensinou onde os melhores estão e como eles chegaram lá.Cabe à mim juntar isso às minhas [espero que eu as tenha] "competências pessoais".